61 3037-1110 |  61 99276-2121
ACUTELARIA CT - CNPJ: 40.051.139/0001-89
0
CUTELARIA ARTESANAL
cutelaria-artesanal

UM BREVE HISTÓRICO


A história da cutelaria remonta ao período Paleolítico (pré-história), a idade da pedra lascada, onde foram encontrados os primeiros artefatos cortantes (feitos de ossos e pedras pelos homens das carvernas). Na realidade, assim como o fogo, a fala, a roda e a escrita, as facas foram de grande importância para o desenvolvimento do ser humano e ainda hoje, estão presentes em nosso cotidiano, seja em uma refeição, seja para prepará-la, seja de forma utilitária, de sobrevivência, etc.


A história se desdobra em vários períodos evolutivos, com o uso de metais como cobre, bronze, até chegar ao ferro há 3,5 mil anos atrás. Em 900 A.C os egípicios já usavam o tratamento térmico em suas espadas e com o tempo, o ser humano seguiu aperfeiçoando, o que trouxe muitos benefícios à humanidade. Porém, só em meados do Séc XIX, com a revolução industrial, obteve-se o maior avanço com a invenção do aço e com a produção em larga escala.


Hoje, somos extremamente dependentes deste material nobre.


 

A CUTELARIA ARTESANAL


A palavra Cutelaria advém do Cutelo, instrumento cortante, semi-circular de ferro, que por sua vez, vem da palavra "Cultellu", que em latim significa pequena faca. 


A história da cutelaria artesanal se desenrola em conjunto com a história da humanidade e com forte atuação dos cuteleiros/ferreiros (também conhecidos como "Blacksmiths" em inglês). Porém, com a revolução industrial, houve um forte declínio e essa nobre arte praticamente se extinguiu.


Graças à presistência de alguns cuteleiros e a manutenção da tradição em alguns centros conhecidos de cutelaria na Europa e América (Solingen, Sheffield, Thiers, Toledo, etc), a arte da cutelaria artesanal voltou a ganhar força, sendo hoje estimada e cultuada em todo o mundo.

RICARDO VILAR INDICA

SE O RICARDO VILAR INDICA, É PORQUE É BOM.

Ricardo Vilar é um cuteleiro profissional e trabalha no ramo há mais de 20 anos. Foi responsável por produzir uma arma de uso exclusivo da elite do Exército brasileiro, a faca Onça Negra. Esta fera da cutelaria conhece e confia nos produtos da A Cutelaria!!


NEWSLETTER


Cadastre-se em nossa Newsletter, gratuitamente, para receber novidades e materiais gratuitos em seu email.

O QUE NOSSOS CLIENTES DIZEM?


Veja alguns depoimentos de clientes que compraram na loja.
ÚLTIMOS POSTS
Entrevistas com ACutelaria
Entrevistas com ACutelaria

Entrevistas em vídeo com Alexandre Maranhão - CEO da Acutelaria

Design e Formas das Lâminas
Design e Formas das Lâminas

A faca pode ser uma das principais ferramentas na história da humanidade. Ela evoluiu com os humanos para auxiliar seu trabalho e garantir sua sobrevivência.

Conheça a Santoku
Conheça a Santoku

A história registra o aparecimento da faca há 2,5 milhões de anos e se confunde com a origem do homem. As facas são de muitos tipos e utilizações, estas facas são esculpidas, com desenhos e diferentes funções, que são gravadas como referências.

Todos os Posts